Archive for dezembro, 2011

Votos de Natal e Ano Novo

sexta-feira, dezembro 23rd, 2011
natal.jpg

Pensei em colocar uma mensagem desejando a mesma coisa que sempre desejo a todo mundo, todos os anos. As palavras são sempre as mesmas e isto me cansa um pouco porque soa falsidade.

Então decidi inovar. Não vou desejar o tradicional "Feliz Natal e próspero ano novo" (confesso que demorei para entender estas palavras, saia sempre no automático).

Seria sem nenhum sentido eu dizer que realmente desejo tudo isto a todos (quem me lê aqui sabe que isto é meu desejo sincero), mas ficar dizendo isto sempre sai da boca pra fora e nunca vem de dentro (são raríssimas as vezes que estas palavras são imbuídas de algum sentimento).

Vou (tentar) colocar sentimento nas minhas palavras que representam os meus votos a todos (vou me incluir neste "todos").

Desejo que nunca fiquemos sem motivo para lutar. Eu bem sei o quanto é ruim ficar com a sensação de "vagando no espaço". Que sempre tenhamos motivação e incentivo para continuar lutando. Por qualquer coisa que seja, mas que seja algo que nos fará melhor do antes.

Desejo que nunca desanimemos de esforçar. Acredito que o esforço é a chave de qualquer conquista. Sem ele nada acontece. Queremos vitórias? Então temos de nos esforçar para isto.

Desejo que nunca acreditemos que nos falta recurso para vencer. Sempre iremos conquistar alguma coisa. A vida sempre irá nos munir de armas e defesas necessárias para a nossa sobrevivência e equilíbrio. Não acreditar nisto é entregar-se à derrota.

Desejo que sempre nos vejamos como vencedores. Que sempre possamos ver a vida como aliada e nunca como adversária. A nossa vitória é diária. Que tenhamos olhos para enxergar isto todos os dias.

Desejo, enfim, que possamos unir a luta, o esforço, a fé e a percepção de oportunidades para vencer a nós mesmos todos os dias.

Se observarmos (com olhos de admiração) as nossas conquistas, tenho certeza que nossas derrotas serão apenas experiências vividas que nos ensinam sem nos derrubar. A vida, com toda certeza, será mais fácil.

Tudo isto é o que eu desejo para mim e para todos.

Memória de Triunfos

sexta-feira, dezembro 2nd, 2011

lembrar.jpeg

 

Vou apresentar a você uma ferramenta poderosa no caminho de autoconhecimento e autoliderança, que usamos no processo de Coaching: a Memória de Triunfos.

Primeiramente, responda a essas perguntas:
– Quais são as 8 coisas mais importantes que você realizou em sua vida?
– Quais foram os seus triunfos, em cada fase de vida?

Sim, vá fundo: lembre-se de seus pequenos e grandes triunfos, na infância, na adolescência, na juventude, na vida adulta… Deixe vir, como um filme, cada lembrança boa de sua caminhada. Seus momentos decisivos e o modo como você os tomou nas mãos…

Aprofunde:
– O que e quem te apoiou em cada um dos triunfos?
– Quais fortalezas internas fizeram com que você alcançasse esses resultados?
– Quais fortalezas você acabou desenvolvendo ao longo de sua busca?
– O que você aprendeu com cada uma dessas experiências?

Através dessa viagem positiva no tempo, você está começando a criar um arsenal muito poderoso, está criando a sua Memória de Triunfos. A Memória de Triunfos proporciona a autoconfiança para seguir em frente e obter novos triunfos, ela lhe oferece fórmulas de ação que já deram certo com você e que podem servir de parâmetro para novas ações, ela gera um estado de espírito otimista calcado na realidade.

Antes mesmo de conhecer o Coaching, eu costumava a recomendar aos clientes de psicoterapia que tivessem seu "diário de vitórias". Pedia que nele anotassem todas as suas características positivas e todas as vitórias alcançadas ao longo da vida. Pedia também que permanecessem alimentando-o com as vitórias alcançadas no presente, com as coisas boas que percebessem em seu cotidiano.

Para quê? Isso nos apoia em momentos de desafios e naqueles momentos em que nos esquecemos de nosso potencial, que teimamos em nos esconder na lástima e no medo. Se tenho esse lembrete em mãos, rapidamente me lembro de quem sou e de tudo que posso ser e realizar na vida.

 

Para triunfar, precisamos ouvir a voz vitoriosa que existe dentro de nós.

O que você acha de iniciar, hoje mesmo, um processo de ativar sua Memória de Triunfos?
(Deixe sua voz vitoriosa responder!)

 

 

Por Juliana Garcia
Coach, psicóloga, psicodramatista, escritora, colaboradora da Revista Personare, coordena atividades voltadas para saúde e bem-estar no Espaço Revitalizar em Belo Horizonte-MG.
 

Essência

quinta-feira, dezembro 1st, 2011

essencia.jpg

 

Tem uma frase que eu gosto muito e nunca esqueço: O essencial é invisível aos olhos.

Já imaginaram se todos considerassem isto? Seria o fim da vaidade e (quem sabe) até do orgulho.

Mas enquanto não fazemos disto a nossa verdade, tem uma outra coisa que temos de considerar: A nossa essência.

Qual é a sua essência? Já parou para se questionar isto? O que é você na realidade? Dispa-se de tudo o que não é você (roupas, jóias, maquiagens, aparências, acessórios, etc). Acredito que a pergunta correta poderia ser: Alguém que se propusesse a viver com você, quem ele (ou ela) encontraria? Esta pergunta é com duplo sentido. Não quero saber as imperfeições, isto nós já fazemos questão de expor (direta ou indiretamente). Quero que seja dado ênfase às qualidades.

O trabalho não é fácil (se fosse fácil não tinha graça, né?). Estamos acostumados a nos sabotar e aí evitamos mencionar o que temos de bom.

Mas a pergunta é válida e eu quero respostas (não precisa me mandar as respostas, só quero que hajam respostas): Qual é a sua essência? O que você tem de bom? Quais são as suas qualidades?

Só para deixar claro: Qualidade é tudo aquilo que não pode ser tirado de você. A partir do momento que você tem uma qualidade, jamais perde. Ela flui de forma involuntária. Brota em nosso íntimo e, sem pensar, sai em forma de atitudes.

Enumerar as nossas qualidades é um excelente exercício para sermos melhores ainda… Faça você também. Enumere as suas. E não se preocupe com críticas, a lista que você fizer ninguém precisa ver (são suas qualidades).