Fazer Rir ou Fazer Sorrir?

fazer_rir.jpg
É uma coisa interessante que eu sempre noto nas pessoas: Querer fazer os outros rir?
 
Até onde isto é bom?
 
Noto que existem pessoas que persegue este objetivo custe o que custar. E para isto passam por cima de tudo que é ético e calcado no bom senso. No final das contas: Valeu a pena arrancar algumas risadas? Qual foi o custo disto? Colocando numa balança: De um lado as risadas e de outro o que isto custou. Para onde a balança pende?
 
É justamente sobre isto que eu quero falar aqui. O custo de fazer rir. Na maioria dos casos o custo é alto. O preço é o constrangimento, a exposição de defeitos dos outros, a ridicularização das pessoas, a banalização dos comportamentos, entre outras coisas muito piores e que todos nós sabemos muito bem.
 
Faça uma análise (como eu fiz e continuo fazendo). A última vez que arrancou risadas teve ou não alguém sendo prejudicado por isto? Se teve o saldo foi negativo. Alguém riu mas alguém não gostou.
 
Por mais engraçado que seja alguém tomando um susto ou tomando um choque, só é engraçado para quem não sofreu. Quem viveu a situação não achou graça nenhuma.
 
Agora vem a proposta: Ao invés de fazer alguém rir (simplesmente arrancar risadas), que tal arrancar sorrisos? Fazer alguma coisa que deixe alguém feliz a ponto de te presentear com um belo sorriso. Eu sei, é mais difícil. É mais difícil porque teremos de nos esforçar para fazer algo bem diferente do que já estamos acostumados. Mas é hora de mudar.
 
Tenho certeza que somos muito mais do que uma piadinha infame que coloca as pessoas no ridículo. Somos capazes de muito mais do que isto, basta que queiramos.
 
Vamos fazer a experiência?
 
 
"Fazer rir é uma arte, fazer sorrir é um dom!"
 

3 Respostas to “Fazer Rir ou Fazer Sorrir?”

  1. Maria Lucia Says:

    Oieee Marcelo!!
    Poxa vida, eu estava pesquisando nem sei mais o quê ( coisas da net..rsss) e topei com o teu site. Que bela descoberta eu fiz, amigo!! Pena que as letras são minúsculas, e mesmo de óculos, ….Ah, deixa quieto!
    Estou encantada com teus textos. Quantas verdades neles. Esse “Fazer rir ou Fazer Sorrir”, eu adorei! Parabéns pelo bom senso, e pela lucidez em falar de um tema, tão pouco explorado. A M E I …!!!!
    Já coloquei teu site nos meus favoritos, porque eu vou voltar…
    Grande abraço!
    Lu….

  2. Marilena Says:

    Olhe ! Desculpe lá, mas essa frase final é da minha autoria!
    Das duas uma, ou a mantém e a assinala devidamente como minha, ou a retira daqui ! Muito Obrigada !!!!

  3. Marcelo Says:

    Obrigado pelo incentivo!

    Penso que se pelo menos um de meus textos agradar ou ajudar pelo menos uma pessoa já terá valido a pena ter escrito todos eles.

    Grande abraço.