Mentir

mentir.jpg

 
Mentir ou falar a verdade?
 
Para quem tem o hábito de mentir esta é uma pergunta que sempre aborrece. Para quem tem o hábito de sempre dizer a verdade esta pergunta ofende.
 
Mas vamos analisar o ato. Nada melhor que exemplos:
Primeiro caso.
Sua mãe (ou sua avó) coloca uma roupa nova e lhe pergunta toda entusiasmada:
– Ficou bom?
A resposta correta (e verdadeira) seria:
– Não!
A minha pergunta a você é:
– Você falaria a verdade ou mentiria?
 
Vamos primeiro pontuar uma coisa e outra. Verdade é tudo aquilo que estamos vendo como real. Mentira é tudo aquilo que não é verdade. Então, pelo caso acima proposto, falar a verdade seria dizer "NÃO". Qualquer coisa diferente disto é uma forma de mascarar a verdade, ato este que eu chamo carinhosamente de: Mentir!
 
Segundo caso.
Você vai a um jantar na casa de seu chefe. Eis que você percebe que o seu prato predileto foi preparado. Obviamente você será generoso (sem ser deselegante) ao fazer o prato. Na primeira garfada percebe que a comida não está boa (ou, melhor dizendo, está RUIM). Imagino eu que a grande maioria das pessoas faria um esforço tremendo para engolir o resto da comida. Aí a esposa de seu chefe faz a pergunta fatídica:
– Estava bom?
A resposta correta (e verdadeira) seria:
– Não!
Esta resposta poderia variar para:
– Estava uma porcaria!!!
Tenho certeza que respostas como estas irão desfilar em sua mente todas querendo sair pela sua boca. Mas fica a pergunta:
– Você falaria a verdade ou mentiria?
 
Com base nestes dois casos vou perguntar:
– Você é 100% verdadeiro?
 
Se me disser que sim quero distância, pois certamento o convívio com você deve ser bastante complicado. Nem todos estamos preparados para ouvir a verdade a respeito de si próprio.
 
Por via de regra a maioria das pessoas que batem no peito se afirmando verdadeiros e que nunca mentem (na minha opinião já mentiram dizendo que nunca mentem) não suportam a verdade sobre si mesmos… Mas fazem questão de fazer isto com os outros…
 
Antes de condenar a mentira lembre-se que você muito provavelmente também mente. E só para deixar as coisas claras: Roubar um centavo ou um milhão incorre no mesmo erro que é o roubo. Então mentir socialmente ou mentir descaradamente incorre no mesmo erro que é mentir.
 
Condenar os outros por suas atitudes nunca foi o melhor a ser feito. Pense duas vezes antes de fazer isto (em seu próprio benefício).
 

Comentários estão fechados.