Qual o seu pedido?

genio.jpg

Quando adolescente eu sonhava em encontrar uma lâmpada mágica. Aquela mesmo que o Aladim encontrou.
 
Na época eu achei que o Aladim era burro, porque se eu acho uma lâmpada daquela e o Gênio me concedesse três desejos o meu primeeiro desejo seria:
– Ter desejos infinitos.
 
Pronto… Teria o Gênio como meu escravo eterno!
 
Tinha sonhos de ter uma dupla de guarda-costas (daqueles que botam medo no Sylvester Stalone). Eu ia mexer com todo mundo na rua e ninguém poderia sequer me olhar torto.
 
Teria rios de dinheiro, carros e tudo mais que a minha imaginação pudesse criar. E olhe que eu tenho uma imaginação bem fértil!
 
Mais tarde minha opinião mudou. Eu vi um filme na TV em que uma pessoa encontrou um Gênio que lhe concedeu os mesmos três pedidos (mais uma vez o protagonista foi burro em não escolher os desejos infinitos). Bem, o primeiro desejo dele foi:
– Quero paz na Terra!
 
O Gênio não teve dúvidas. Tirou todo mundo da Terra e só deixou ele.
 
Aí ele gastou o segundo desejo para voltar tudo ao que era antes. E quando foi reclamar com o Gênio este lhe perguntou:
– O que você queria? Que eu modificasse o coração de cada pessoa? Mas quem seria o parâmetro? Seu pedido foi muito incompleto.
 
O Gênio estava certo. A única forma de dar a paz que seu mestre queria era deixando ele sozinho.
 
Mas ainda restava um desejo… Então a pessoa começou a redigir um longo texto explicando exatamente o que queria com uma riqueza enorme de detalhes. Tudo para não haver dúvidas. Só que na hora de entregar o pedido (por escrito, claro) ao Gênio, ele pensou melhor e desejou simplesmente que o Gênio nunca mais atendesse pedidos de ninguém.
 
Foi, na minha opinião, o pedido mais inteligente possível.
 
Conjugando isto com uma fala de um grande amigo ("a melhor forma de conseguir as coisas que quer é trabalhando") eu vi que aquele sonho adolescente era pra lá de imaturo. Se realmente a situação acontecesse não ia ser feliz. Poderia me divertir no começo, curtir a farra mas com pouco tempo faltaria algo de suma importância: Amigos. Falo daquelas pessoas que não tem nenhum interesse que não seja apenas a sua companhia (porque gente interessada apenas no dinheiro ou nas facilidades que eu puder criar vai ter aos montes).
 
Mas mais do que isto, vi que é perigoso (para mim mesmo) que meus desejos se tornem realidade. Com toda certeza vou me perder se o meu desejo de achar um bilhete premiado na megasena acontecer (digo achar o bilhete porque eu não jogo, rsrsrs).
 
Não dá para admitir a idéia de montar minha felicidade em algo tão volátil assim.
 
Então se hoje eu encontrar um Gênio e este me perguntasse qual são os meus três pedidos, com toda certeza eu diria:
1. Quero te ver vestido de baiana (não ia perder esta oportunidade, rsrsrs)
2. Quero um queijo
3. Quero outro queijo
 
(Só não pediria três queijos porque ia ficar com vergonha)
 

Uma Resposta to “Qual o seu pedido?”

  1. Marçal Ramone Says:

    muito bom. Adorei sua crônica.