Marcou? Cumpra!

 

Compromisso

 

 

Este é um registro de indignação por causa de atrasos num compromisso marcado.

Ontem fui acompanhar uma pessoa a um médico. A consulta marcada para as 18:30. O atendimento ocorreu as 19:40. Foram uma hora e dez minutos de atraso!

Neste momento eu dei graças a Deus por não ser eu a ser atendido pela médica (que se mostrou uma péssima profissional, pois pela conversa na sala de espera isto é fato corriqueiro). Normalmente quando isto acontece eu pergunto o motivo do atraso. Sim, é para deixar a pessoa constrangida na hora de responder e ver que a sua falta de profissionalismo atrapalha a vida de outras pessoas.

O que me chama atenção é que pouquíssimas pessoas reclamam. Então a médica acha que isto é prática comum, que é normal!

Não fico intimidado pela profissão das pessoas. Médico não tem o direito de cometer este abuso (que eu considero como uma tremenda falta de educação), visto que este direito (o de atrasar) é somente dele porque se o seu cliente atrasa perde a consulta.

É curioso como as coisas funcionam. Vamos trazer para a vida pessoal. Alguém me liga e marca um encontro para tratar de qualquer assunto. Normalmente eu procuro chegar antes para evitar qualquer contratempo. Os atrasos de até 15 minutos são normais e aceitáveis. Se a pessoa demora mais de 30 minutos já é motivo para cancelar a visita. Agora levando isto para dentro do assunto em questão. Ligo para um médico e marco um atendimento num determinado horário. Está lá na agenda dele e na minha. Eu chego no horário (e até um pouco antes) porém ele não poderá cumprir com o compromisso PREVIAMENTE MARCADO e sequer se deu o trabalho de me avisar.

Eu acho mais bonito da parte destes maus profissionais ligar para um ou mais pacientes cancelando a consulta para poder cumprir com os compromissos que foram marcados. Imprevistos podem acontecer e todo mundo (querendo ou não) entende isto.

As pessoas responsáveis pelas agendas devem pensar que eu não sei o que remarcar uma agenda lotada. Sei sim! Com certeza sei do que estou falando. Mas reitero o que disse: Dá uma impressão muito melhor ligar para um ou mais pacientes cancelando a consulta (ou então alterando o horário passando para após o último paciente) para que os demais sejam atendidos na hora combinada. Em resumo a sugestão é: Ao invés de desagradar todo mundo, desagrade apenas um ou outro. Comercialmente é bem melhor e com certeza terá menos pessoas querendo esganar o médico (mesmo sem se expressar).

Se isto acontece com você nas suas consultas, reclame! Não deixe passar em branco! Exija que o seu horário seja cumprido. Afinal de contas todos nós temos nossos compromissos e se nós temos de respeitar o compromisso dos médicos eles também tem de respeitar os nossos. Se ele não faz isto é sinal que não é boa pessoa, ou seja, merece ser substituído (quem sabe se ele tiver uma queda no salário passe a trabalhar melhor?).

 

Comentários estão fechados.