Egoísmo

 

Egoísmo

 

Dificilmente eu resolvo falar de um tema polêmico. Exceto se tiver alguma inspiração para tal.

Falar o que é o egoísmo nem precisa. Já estamos aprendendo isto desde pequenos através de nossos pais que nos alertavam que não podemos ser egoístas.

Que nós todos somos egoístas isto eu não tenho dúvidas. O egoísmo é uma das chagas da humanidade (junto com o orgulho e a vaidade).

Mas onde podemos observar pequenos pontos egoístas em nós? Sim, pequenos porque os grandes pontos não conseguiremos atacar (e se assim fizermos é uma briga que iremos perder feio).

Todas as vezes que negamos ajuda quando podemos e temos condições para isto estamos agindo egoísticamente.

Vejo alguém com atitudes que não concordo por saber que estão erradas. Criticar os outros é tarefa complicada e delicada. Mas se temos abertura para tal não fazer por simples preguiça (ou capricho) é sinal claro do egoísmo.

O que fazer neste caso? Ajudar onde for preciso e onde for possível.

O que eu disse sobre a crítica aos outros é sério. Devemos ter um cuidado extremo ao tecer alguma crítica (mesmo que seja construtiva, pois é construtiva aos nossos olhos e nunca sabemos como é o olhar do outro). Mas em algumas vezes temos a anuência expressa de algumas pessoas para tecer estas críticas. Não coloco estas pessoas num pedestal (aliás, não coloco ninguém) porque ser aberto à críticas sem melindre é obrigação do ser humano civilizado.

Se eu tenho algo a dizer sobre alguma coisa que sei não estar certa e sei que posso ajudar minha consciência me dói na mesma hora. Não consigo deixar passar se tenho todas as possibilidades para ajudar (mesmo que palidamente).

Deixo aqui o meu pedido explícito (e minha autorização) a todos que estão lendo este texto: Podem me criticar. Por pior que a crítica pareça aos olhos dos outros sempre encaro da forma construtiva pois vou utilizá-la para crescer (independente da intenção de quem criticou). Não sei tudo, não sou conhecedor de todos os assuntos e tenho ânsia de aprender.

Este pedido que fiz aqui traduz o que eu tento fazer com relação aos outros. É óbvio que não faço isto sem checar se estou violentando a liberdade alheia ou se vou causar transtornos.

Esta é somente uma nuance do egoísmo que, infelizmente, é muito extenso. Noutra oportunidade volto para extender mais o assunto.

 

Comentários estão fechados.