Cobrança

Outro assunto delicado que vou abordar sem medo de ser feliz (ou infeliz).

A regra básica é: Se não quer ser cobrado viva isolado!

Desde que nos propomos a viver em sociedade temos satisfações a dar. Sejam por motivo de obrigação ou por motivo de consideração. Se alguém diz que não quer dar satisfação do que faz ou do que deixa de fazer é porque não observou à sua volta, pois faz isto o tempo todo sem perceber.

Já ouvi pessoas dizerem isto porque querem ser livres mas, diga-se de passagem, todas as pessoas que ouvi dizendo isto são as que mais são aprisionadas de uma forma ou de outra. Elas mesmas se aprisionam dentro da sua vontade de ser livre. Com isto perdem um monte de coisas.

Para não ter que dar satisfação para ninguém é até relativamente fácil:
1. Compre um terreno grande, algo em torno de uns 100.000 metros quadrados
2. Plante muitas árvores neste terreno todo, para que ninguém de fora consiga ver o que tem dentro
3. Construa uma casa (do seu gosto) no centro do terreno
4. Plante o que vai comer
5. Mude-se para lá e só saia de lá morto

Pronto. Com certeza ninguém vai te cobrar nada e você será livre para fazer o que bem quiser dentro da sua casa.

Vale lembrar que se você colocar fogo no seu terreno vai ser cobrado pelo governo e pelos vizinhos… Então, apesar do terreno ser seu e não ter ninguém por perto, meça suas atitudes.

Quer ser mais livre do que isto? É simples também. Compre uma ilha desconhecida. Mude-se para lá… Aí a liberdade é completa. Ninguém para dar satisfações e ninguém para te cobrar nada… Você pode colocar fogo na ilha toda e não vai ter ninguém para te apurrinhar.

Ganhou a liberdade! Mas o que perdeu, em contrapartida? Perdeu o melhor que este mundo pode lhe proporcionar: Experiências. Viver assim não aprenderá nada além do que já conhece. É, na minha opinião, aprisionar-se e adiar problemas para um futuro. Deixa de aprender a respeitar os outros e estimular que te respeitem. Deixa de aprender com os erros dos outros e com os próprios erros.

O relacionamento humano ainda é a melhor escola para nós.

Comentários estão fechados.