Problema X Fato

 

Problema x Fato

 

Uma das grandes confusões e que acarretam grandes sofrimentos é a definição de problema e fato. Quando encaramos uma coisa como outra nossa vida vira um caos.

Por definição problema é tudo aquilo que tem solução. O resto é fato.

Vamos extender isto.

Avalie na sua vida os dissabores que esteja passando neste momento e faça uma pergunta simples para cada um destes dissabores: Tem solução? Veja que é uma pergunta que só admite duas respostas. Ou sim ou não. Se a resposta for SIM é sinal que é um problema, caso contrário é um fato.

Problema, para ser considerado problema, TEM de ter solução. Pode não ser uma solução agradável, pode não ser uma solução isenta de sofrimento. Mas é solução.

O fato é tudo aquilo que não tem solução. É tudo aquilo que acontece e não tem como remediar.

Gosto de exemplos para ilustrar. Vamos a eles.

Primeiro caso:
Perdi minha perna num acidente.
Isto é FATO. Por mais que eu queira não vou colar minha perna de volta e não vai nascer outra perna.

Segundo caso:
Fiquei desempregado.
Isto é PROBLEMA. Assim que arranjar outro emprego tudo fica solucionado.

Terceiro caso:
Minha mãe faleceu.
Isto é FATO. Por mais que eu queira e por mais que eu a ame ela não vai reviver.

Todas as vezes que confundimos um fato com um problema nossa vida literalmente para. Se transformarmos um fato em problema teremos nas mãos o maior problema de nossa vida, ou seja, um problema que não tem solução mas que gastaremos todas as nossas forças procurando. Com isto este fato que virou problema transforma-se no maior e o mais prioritário dos problemas e aí os outros problemas (que são realmente problemas) ficam por resolver. Ou seja, iremos acumular pequenos problemas (que tem soluções) que não serão resolvidos porque existe um problema enorme que ficou como prioridade em nossa vida.

Imaginem que a vida realmente pára. Ficamos estacionados no mesmo lugar procurando uma forma de solucionar algo que não tem solução. As vezes até sabemos que não tem solução, mas ficamos parados do mesmo jeito.

Isto acarreta frustração, pois a pessoa que não consegue resolver seus problemas se sente como o pior dos seres humanos. Fica achando que é inferior a todas as outras pessoas que trazem um belo e largo sorriso no rosto. Com a frustração vem a depressão. Dependendo do grau de depressão vem remédios controlados e que causam mais transtornos ainda. E tudo isto porque resolvemos encarar um fato como problema.

Exercício para fazermos diariamente: Classificar os acontecimentos ruins em nossa vida. Só existem duas opções nesta classificação. Classifique como PROBLEMA ou como FATO. Se for problema corra atrás da solução e se for fato trate de trabalhar em si mesmo a aceitação do mesmo.
 

Comentários estão fechados.