Vencer na Vida

trabalhando_praia.jpg.

Eu acho muito interessante as inúmeras e mirabolantes formas que as pessoas criam para ganhar dinheiro.
 
Admiro muito a criatividade e a visão empreendedora da maioria.
 
Na verdade eu admiro muito o trabalho, a luta, o esforço para conseguir o sustento e (algum) conforto.
 
Em meio a isto é evidente que existem aqueles que acham que trabalhar é para os fracos e idiotas. Sendo assim eles são espertos e irão ganhar a mesma coisa (ou mais) sem trabalhar ou trabalhando menos.
 
Aí entra em cena a contravenção, ou o crime, ou atitudes inescrupulosas.
 
Existem milhares de oportunidades para quem quer ganhar dinheiro ilicitamente. Sinceramente eu considero muito fácil ganhar dinheiro de forma desonesta. No fim das contas não vale a pena porque não tem o sabor de vitória.
 
O tráfico de drogas recruta pessoas de 8 a 80 anos e com possibilidade de ganhos variados (todas estas possibilidades são atrativas pelos elevados números). Enganar as pessoas e roubar-lhes é relativamente fácil, afinal de contas nem todo mundo anda prevenido nas ruas. Assaltar (com alguma arma) também é fácil, basta uma arma de brinquedo e as pessoas conseguem muita coisa. Ultimamente basta um telefone e uma boa lábia para conseguir enganar as pessoas e ganhar dinheiro (ou algo que o valha).
 
O que eu levanto aqui é que ganhar a vida desta forma não há mérito algum. Mérito mesmo é quando utilizamos a nossa inteligência (porque somos inteligentes) vencendo a crise e ganhando dinheiro honestamente.
 
Concordo que é difícil. Temos de usar nossa criatividade aliada a nossa observação do meio em que atuamos.
 
Vamos vencer, mas é bom observarmos a forma como estamos "vencendo". É bom lembrar que devemos vencer a crise econômica e não a honestidade.
 

Comentários estão fechados.