A Vida Ensina

aprendizagem.jpg

Uma vez ouvi uma frase que me marcou e guardo até hoje: O universo conspira a nosso favor. Se queremos atingir algum objetivo temos a contribuição de todo o universo para isto.
 
É óbvio que esta frase tem alguns (vários) "poréns". Não vou entrar nisto porque a frase tem lá o seu fundo de verdade.
 
Acredito piamente que a vida nos ensina muita coisa. O problema é que quando a vida resolve dar uma de professora normalmente a lição é aprendida com sofrimento e/ou dor (devido a nossa resistência em aprender).
 
Observar para onde a vida nos encaminha e já caminhar na frente por conta própria é o ideal. Assim passamos a aceitar tudo que nos acontece de forma pacífica e resignada. Não confundam isto com apatia. O fato de eu aceitar os reveses em minha vida não significa que eu esteja satisfeito ou passivo a tudo. Vou lutar contra tudo o que me faz infeliz da mesma forma.
 
É curioso como somos impulsionados a agir de determinada forma e mais tarde observamos que era assim que deveríamos ter agido desde o começo.
 
Tenho um amigo que estava passando por uma situação acomodada (e ruim), tanto profissional quanto financeiramente. Resistia em mudar com muitos medos. Instintivamente eu dizia a ele para se mexer, movimentar-se para ser mais do que é (porque ele tinha potencial para isto). Perdi o contato com ele durante anos e anos. Encontrei-o novamente no final de 2009, quando ele me contou a reviravolta que a sua vida tomou. Me contou que perdeu o emprego, trabalhou por conta própria, voltou a estudar. Cresceu! A sua vida financeira continua não muito boa, mas cresceu em experiências. Aprendeu muito com toda esta movimentação.
 
E é aí que devemos ter o olhar frio para enxergar que a perda do emprego foi apenas o instrumento que a vida se utilizou para fazê-lo se movimentar.
 
É comum, ao ler isto que escrevo (ou me ouvir falando disto), achar que foi pura coincidência e que esta visão é apenas uma visão positiva. Não vou discordar, mas observe a sua própria vida. Quantas modificações positivas aconteceram de fatos desagradáveis e que mais tarde você disse (ou pensou): Ainda bem que aquilo aconteceu! Não se assuste se lembrar de muitos fatos similares, é a vida nos ensinando a viver.
 
Quanto mais renitentes estivermos ao aprendizado que a vida nos proporciona mais duras se tornam as lições. A cada vez que temos de aprender a mesma lição sofremos mais.
 
Observem a própria vida (inicialmente) e depois observem a vida dos outros. Lembrem-se que a vida dos outros só pode ser observada mesmo, algo a mais do que isto vira fofoca… E se fizermos isto a vida vai nos ensinar a modificar mais esta questão!
 

3 Respostas to “A Vida Ensina”

  1. Raphael Hagi Says:

    Também devemos ter paciência quando o planejado não dá certo.

  2. Marcelo Torres Says:

    E aí é hora de planejar de novo!

  3. guilherme Says:

    tem outro que da tapinhas nas costas dos outros e diz que é amigo a vida ensina como toma atitude a da valor pela a familia ao trabalho ou mesmo sabendo da ineternet tempo a tempo ou aprender a da valor no que quiser dar se a a amizade de um amigo dé em dobro a ele isso que é um dica que eu sempre vou da pra vcs ouvintes ou mesmo para penssoas que trabalha pela a internet isso é um exemplo pra todos