Sofrer Pode Ser Bom

sofrimento_dor.jpg 

É incrível como temos aumento substancial de nossas capacidades em momentos extremos.
 
Sempre que alguma coisa ruim acontece temos um aumento na nossa capacidade criativa (como que se ganhássemos um pacote adicional de idéias). E nisso conseguimos criar, fazer e acontecer.
 
É claro que isto é relativo, pois situações ruins aliadas ao desespero só fazem agravar aquilo que já está complicado. Mas não é sobre isto que estou dizendo.
 
O que me refiro são as situações ruins, porém equilibradas, que nos colocam pra pensar. E normalmente estes pensamentos fazem com que no fim das contas tenhamos um ganho em algum ponto.
 
Vou dar exemplos. Os artistas produzem mais e melhor quando passam por dores e sofrimentos. Existem grandes músicas e grandes poesias criadas em momentos complicados (morte de alguém querido, término de um relacionamento, etc).
 
É esta "veia artística" que me refiro. É este processo de criação que normalmente temos acesso numa situação complicada. A situação complicada funciona como um catalisador que nos coloca num estado tal em que é passamos a usar a imaginação. Aquelas pessoas que materializam estas imaginações tidas nestes momentos são chamadas de artistas. Mas os artistas mesmo são aquelas que tem a capacidade de gerar este estado sem precisar do sofrimento.
 
Eu não escapo disto. Sou um verdadeiro artista quando sofro. Raramente materializo minha arte, mas sempre as tenho. Meus pensamentos sempre alçam vôos mais altos quando passo por algo complicado. E estes vôos sempre (sempre mesmo) me ensinam alguma coisa.
 
Então sempre vou considerar o sofrimento como uma mola propulsora em minha vida. Sempre vou considerar a dor como uma forma de aprender um pouco mais e nunca vou ter medo de sofrer assim como nunca vou me punir por erros cometidos (estou aprendendo, um dia chego lá).
 

Comentários estão fechados.