Oportunidades Perdidas

coracao_na_mao.jpg
Acho que de tanto observar a mim mesmo e aos outros eu acabo aprendendo alguma coisa…
 
A vida nos proporciona muitas oportunidades para sermos felizes. Infelizmente nós deixamos passar a maioria destas oportunidades e depois vivemos reclamando que somos infelizes. Mas nunca lembramos que tivemos oportunidades e que escolhemos deixá-las de lado para um momento futuro.
 
Só que a vida não espera. Ela passa. Anda, ou melhor, voa!
 
Uma oportunidade perdida é sinal que nunca mais volta (pelo menos do mesmo jeito que perdemos, não).
 
Vi, recentemente uma pessoa recusar uma proposta de emprego por causa de um capricho. Algo que poderia ser facilmente contornado. Mas, perdeu! Vai ter outras oportunidades? Espero que sim! Mas o fato é que aquela não volta mais. Pode até conseguir outro melhor, mas aquele emprego não vai ter. Da mesma forma vejo pessoas decidindo (com total consciência do que estão fazendo) por um caminho que leva para longe de sua felicidade.
 
E, numa situação destas, eu faço o que? Apenas observo! Quando me presto a dar alguma opinião meço muito bem as palavras e falo alguma coisa que pode ajudar. Mas nunca influencio para decidir pela pessoa. Afinal de contas não é da minha vida que estamos tratando.
 
Sei que não é agradável perder oportunidades. Quando a chance passa e reconhecemos que perdemos vem a tristeza e o arrependimento por não ter feito o que deveria ou por termos agido erroneamente em momentos decisivos. Mas outras oportunidades virão. Não serão iguais à que passou, mas virão. Não podemos nos preocupar com o que já passou, mas com o que estamos fazendo para não perder novas oportunidades.
 
Não espere que o outro faça acontecer, faça você! Nada do que fizermos irá reverter uma oportunidade perdida, mas podemos trabalhar positivamente para que tenhamos outras chances de fazer aquilo que deveríamos ter feito no passado. O que importa é o presente e o futuro, pois o passado, este já passou!
 
Então: VAMOS!!! ACORDE!!! FAÇA O QUE TEM DE SER FEITO ANTES QUE MAIS UMA OPORTUNIDADE SE PERCA!
 

2 Respostas to “Oportunidades Perdidas”

  1. Lú Mello Says:

    Marcelo, este texto me fez refletir profundamente. Perdi muita coisa em minha vida deixando as oportunidades escorregarem das minhas mãos, quando mais que nunca, deveria agarra-las e viver o momento. Mas é assim que aprendemos não, é! hoje, prefiro não esperar que tudo aconteça enquanto eu ‘durmo’. Vivo as sitaçoes de uma forma intensa. Se tenho que fazer, logo faço, se me arrepender, com certeza não sera pelo fato de nao ter feito. [

  2. Marcelo Torres Says:

    Infelizmente ainda não temos capacidade de enxergar com clareza tudo o que nos acontece. Com isso é normal perdermos chances de melhoria. Mas até isto nos é aprendizado, não é?

    Obrigado pelo comentário.