A Verdade

verdade_mentira.jpg

Ah, a verdade! Quem a possui?
 
A resposta para uma pergunta como esta é simples: Todos!
 
Não existe ninguém que não tenha um pedaço da verdade. Assim como não existe ninguém que a possua de forma absoluta.
 
A minha verdade é aquilo que eu acredito. Isto para mim é verdade e só serve para mim. Uma outra pessoa com quem eu tenha extrema afinidade pode até adotar a minha verdade, mas com certeza fará modificações personalizando-a segundo suas crenças e sua forma de encarar a vida.
 
Não existe nada mais irritante do que alguém querendo fazer com que adotemos a verdade alheia como se fosse nossa. Eu chamo isto de desrespeito.
 
Não temos o direito de dizer que o nosso ponto de vista está certo e o dos outros errado em se tratando de princípios de vida. Eu acredito de uma forma, outra pessoa acredita de outra. Quem está certo? Ambos! Pois ambos tem formas diferentes de encarar a mesma situação.
 
Temos de tirar daqui os fatos que resultam em malefícios aos outros. Ou seja, quando infringimos a lei (humana e/ou consciencial) estamos errados e nós mesmos sabemos disto. Me refiro ao fato de opinarmos sobre uma determinada situação. A nossa opinião é a expressão da verdade para nós mesmos. E manteremos assim até que tenhamos contato com outro ponto de vista que se mostre (para nós) melhor. Aí o adotaremos com a nossa verdade e, ainda assim, iremos modificá-lo para ter a nossa cara.
 
O nosso erro está em recriminar ou mesmo considerar erradas opiniões diferentes da nossa. Não temos este direito! Podemos, no máximo, expor o nosso ponto de vista sem imposições para que as pessoas que nos ouvem possam avaliá-lo e (se for do interesse delas) adotarem-no (ou não).
 
Eu fico observando profitentes de determinadas religiões degladiando entre si por causa de interpretações de textos bíblicos. Isto eu acho o cúmulo do absurdo. Cada um pensa de uma forma e temos de respeitar se quisermos ser respeitados.
 
O que mais me chama atenção é ver pessoas com o discurso que todos precisam respeitar a sua forma de pensar mas que na hora de fazer o mesmo falham feio. Todos nós temos o direito de pensar do jeito que quisermos. Assim como eu tenho este direito todas as outras pessoas também têm. O único direito que eu não tenho é de tentar tirar este direito dos outros empurrando-lhes as minhas verdades.
 

3 Respostas to “A Verdade”

  1. waldir silva Says:

    Marcelo, muito boas as reflexões, porém, quando vc acha o “cumulo do absurdo” uma opinião, vc está de alguma forma contradizendo os seus próprios princípios….. Se todos têm verdades que merecem ser respeitadas, nenhuma delas, por mais aparentemente absurdas que sejam, merecem ser chamadas de absurdo…… ok???????

  2. Sâmia Says:

    Adorei este Waldir! Ele fez com você o que você ADORA fazer comigo! rsrsrs
    O texto está ótimo também! rsrsrs

    Beijos!

  3. Marcelo Says:

    Extremamente bem explicado!
    Concordo plenamente, pois já que todos tem o livre direito de pensar eu também não tenho direito de julgar o pensamento de quem quer que seja.

    Obrigado pela correção!